27 de setembro de 2012

O vaievém da vida



Até agora, esta tem sido a semana mais louca de 2012. O ritmo em que as coisas estão caminhando é tão rápido, que vou demorar Outubro inteiro para digerir tantas informações. Emoção. Muita emoção em tão poucos dias. 
Talvez eu não seja a única que esteja passando, ou que já passou, por uma fase assim. Em que tudo dá errado e certo ao mesmo tempo. Um período de descobertas, frustrações e felicidades. Uma semana recheada de noites sem dormir, refeições mal feitas, tempestades (literalmente) e compromissos, paciência - MUITA PACIÊNCIA - e gente folgada tentando subir nas nossas costas. 
Bem vindo à vida, meu amigo. É assim que ela é. Altos e baixos num mesmo segundo. Vida com características de quem sofre transtorno bipolar.
Nada como uma semana assim, sem tempo pra respirar, para abrir os nossos olhos diante dos fatos. 
E admirando tudo que aconteceu, eu pude listar uma série de aprendizados, incrivelmente, um por dia.
Aí vão:
Sexta-feira: Quando as coisas precisam acontecer, elas acontecem meus caros. Nem você, nem ninguém pode lutar contra as forças maiores. Assuma suas culpas e não coloque a culpa das coisas que você fez, em outras pessoas.

Sábado: Dê mais atenção a quem você considera importante na sua vida. São esses que dividem os dias com você, são eles que vão estar do seu lado.

Domingo: Ouça, mas ouça com atenção aqueles que tem mais experiência. Admire-se pelas pessoas que  colocam brilho nos seus olhos. São raros, portanto, não deixe de absorver tudo que eles podem te ensinar.

Segunda-feira: É inevitável adiar o sofrimento. Se tiver que sofrer, sofra agora. Chore até se descabelar, passe o dia sem comer, sem dormir, praticamente vivendo como uma ameba. Mas não fique engolindo o choro e guardando a dor só pra você. Liberte-se.

Terça-feira: Nada é tão PÉSSIMO que não possa ficar LINDO. A gente passa por certas provações, porém há sempre uma saída. Chore e se acalme. Depois da tempestade vêm o arco-íris, não é mesmo?

Quarta-feira: Ignore gente idiota e confie em você. Determinados testes divinos te avaliam, no entanto, superficialmente. Ninguém te conhece, nem conhece a sua capacidade, tão bem quanto você. Ah, também não deixe ninguém subir nas suas costas e te fazer de cavalinho. Tudo tem limite.

Quinta-feira: O dia ainda não acabou, mas já (re)aprendi que preciso reclamar menos. Mania de reclamar de tudo o tempo todo enquanto metade do mundo vive em situações BEM piores que as nossas. Chega de chororô e encare a situação. Não tá na vida? Então vive! Mergulha de cara e prendendo a respiração em tudo isso que você buscou, e respire fundo (e aliviado) quando chegar lá na frente e o gostinho de sensação cumprida tomar conta das suas papilas gustativas te fazendo soltar um sorrisinho de felicidade.

Tire lições do seu dia-a-dia.
É. Eu nunca escrevi algo tão "AUTO AJUDA" como hoje. Talvez tenha sido necessário, já que eu vivo a dar conselhos para os mais próximos. Esses conselhos vão servir pra mim também. Vão ser como respostas para as minhas perguntas diárias, perguntas que sempre voltam a se repetir. Afinal, a vida se move num vaievém (da loucura)...

E você? Está aprendendo alguma coisa ou só vivendo? 


Recomendo ouvir:  The Commodores - Easy (I'm wanna be freeeeeeeeeee, just me)





2 comentários:

  1. Nada é tão bom que não possa acabar, ou tão ruim que não possa melhorar. Esse ioiô que a vida é, é que dá o tesão de viver. Vamos viver marianinha.

    ResponderExcluir