14 de setembro de 2012

Brasilidades



Estou eu aqui, assistindo Ana Maria Braga e suas grandes descobertas culinárias, quando me deparo com uma situação um tanto estranha: o segredo da tapioca. Levando em consideração o que ela ensinou, pra mim a sensação foi de que a Tapioca é um prato típico do OMSK (Omsk é uma cidade russa). 
Depois de ver a Tapioca, pensei: Quantas pessoas (cidadãos brasileiros) conhecem tapioca? Se eu tomar como amostra as pessoas que eu conheço, diria que, poucas pessoas sabem o que é uma Tapioca! É um desacato com a nossa culinária. 
Todos conhecem Talharim ao Sugo, Sushi, Quibe e Bolinho de Bacalhau. Mas nem todos conhecem Tapioca, Caruru, Paçoca de Carne Seca, Peixe na Telha, Tacacá, Mungunzá e Barreado. 
Com exceção do Pão de queijo, feijoada, acarajé e churrasco  que claro, estão entre os top 10 na preferência nacional. Os outros ali de cima ficam em segundo plano, como características apenas locais.
Ah, os brasileiros que vão tão longe buscar suas brasilidades.
Sem desmerecer as culinárias italiana, francesa, espanhola, árabe, japonesa, chinesa e americana (fast-food), mas a culinária brasileira é muito, MUITO impecável. Nas cores, nos sabores, aromas e temperos. Temos uma gama de alimentos riquíssimos e que custam bem menos do que os "importados". 
É preciso saber comer.
Se os gringos que chegam aqui ficam fascinados com a nossa comida colorida, porque nós, insistimos em torcer o nariz para os pratos da pátria amada?
Tudo bem. Vou respeitar os gostos pessoais de cada um. Mas por favor, me corrijam se estiver errada. Que tipo de pessoa em sã consciência troca uma Moqueca por um prato de Macarrão? Com o perdão da palavra, gente muito boba. 
O Brasil é lindo, abriga quase metade da Floresta Amazônica, sem contar o Cerrado, Pantanal, Pampa, Caatinga e Mata Atlântica. Temos muitas águas correndo por entre os vinte e seis estados, como os 60% da Bacia Amazônica está aqui, no nosso quintal. 
Temos os biomas, relevos, climas, bacias e solos mais diversificados do planeta. E é esse conjunto de 'brasilidades' que faz a nossa mesa ser tão farta. Onde você encontra açaí fresquinho? Onde você vê pirarucus de 5 metros de comprimento? Em que país a mandioca é a base de sustento de milhares de pessoas como aqui no Norte e Nordeste? 
É preciso experimentar cada gostinho de Brasil que há, do Oiapoque ao Chuí, ou então , meu amigo, apresente-se apenas como descendente de alguma nacionalidade estrangeira, e não como legítimo brasileiro com sangue tupiniquim. 



2 comentários: